terça-feira, agosto 21, 2007

Migozarad


Migozarad!



Há um tempo, a expressão “Vai passar” vem-me perseguindo, ou, melhor piscando feito uma fadinha luminosa a dizer: veja como sou bela e poderosa!
Lendo “O Mundo de Sofia” encontro-a (a expressão) camuflada nestas palavras:

Nada acontece por acaso. Tudo acontece porque tem de acontecer e de nada adianta alguém lamentar a sorte quando o destino bate à sua porta. Também as coisas felizes devem ser aceitas com grande tranqüilidade.”

Em “O Livreiro de Cabul”, depois de “O Caçador de Pipas”, outro bom livro sobre a crueza do regime talibã no Afeganistão, encontro-a num muro, como desabafo de um povo sofrido: “Migozarad” (Vai passar!).

Há poucos dias recebi uma mensagem que se pode resumir assim: Um rei testando a capacidade de um fiel escravo, depois de várias exigências absurdas, determina: “Crie uma frase, que me alegre quando eu estiver triste, e que me deixe triste quando estiver feliz. A frase apresentada foi: Vai passar!
E não é verdade? Daí lembrei-me de outra que ouço de minha mãe, desde que me entendo por gente: Não tem mal que sempre dure, nem tem bem que não se acabe.
E a vontade de escrever sobre isso, veio num fim de tarde, depois de um dia de trabalho daqueles em que a gente tem de engolir verdadeiras jias, porque nem todos os administradores sabem a diferença entre ser chefe e líder nem a diferença entre o ambiente de trabalho e o quintal de casa e ainda usam e abusam do “poder” para deixar suas marcas pessoais, extravasar o veneno da vaidade exagerada, numa declaração muda e burra de que manda quem pode e obedece quem tem juízo. Mas, passa! Passa o poder, a ira, a ansiedade, a insegurança, o medo, a juventude, a beleza, a glória, a paixão, a dor física ou da alma, a fome, a sede. Tudo vai passar, porque tudo é da cera que nos molda e se derrete com o tempo. Somente a chama que nos ilumina e nos faz essência, permanece, apesar dos sopros, dos ventos, das tempestades. Migozarad!

5 comentários:

Tais Simões x Tais Simões disse...

Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
era tudo q eu precisava ler!! estou em momentos dificeis e pedi um livro emprestado para a minha amiga, e me veio o Livreiro de Cabul, e dai logo no inicio, ao ler o Migozarad, pensei, minha frase do msn!!

e dai digitei no google, para saber o que as pessoas curiosas encontrariam sobre essa palavra, e aparece esse SEU texto lindo de primeira!!!!

VAI PASSAR!!!!

Tais Simões x Tais Simões disse...

nao achei o significado de jias?

Paula Rodrigues disse...

Otimo, muito bom texto. Como um comentário acima tem encontrei Migozarad, por curiosidade.
Otimo texto. Amei.

Marcelle Tinoco disse...

excelente texto parabéns li os dois livro tb e percebi que para aquele povo so resta esperança

Unknown disse...

POr coincidência esytava lendo otexto de um amigo e vi lá: Migozarad. Quando fui pesquisar, apareceu seu texto, e sabe, muito bom, continue assim.